Akcessível Arquitetura

Conceito

O estilo novaiorquino de morar pegou em cheio os jovens mais afluentes da cidade. Como moradia ou local de trabalho, os lofts vendem bem e têm preços bem salgados sensação de liberdade que os ambientes integrados - sem nenhuma parede - propiciam e pelo status que impõe, já que todos os empreendimentos desse tipo são localizado em endereços nobres de São Paulo.

E isso só deixa o mercado imobiliário em polvorosa: apesar de caros, os lofts vendem como água. Eles custam em média 20% mais do que os apartamentos nas mesmas áreas, mais vendem na metade do tempo de um apartamento comum, diz o diretor de produtos da Fernandez Mera, Fábio Soltau. "É um objeto de desejo de executivos e jovens casais sem filhos. Não tem como comparar com apartamento porque o conceito é totalmente diferente, permite decoração diferenciada."

Um conceito importado de Nova York

O conceito de loft surgiu na década de 70, em Nova York, nos Estados Unidos. Na verdade, eram grandes galpões que muitas vezes eram usados como depósitos de edifícios localizados em endereços privilegiados, principalmente no bairro Soho, que foram transformados em espaços para morar.

Morar em um loft era sinônimo de status. Por isso, diversos filmes de Hollywood foram ambientados em lofts. A atriz Glenn Close e o ator Michael Douglas viveram várias cenas do filme de suspense Atração Fatal num imóvel desse tipo.

Os lofts de Nova York eram conhecidos por não terem paredes dividindo os ambientes, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pés-direitos muitos altos e as janelas enormes. E foram concebidos com inspiração nos antigos estúdios de Paris, na França.

No Brásil na década passada depois que o mercado de flats se consolidou na ocupação, a leva de executivos cada vez mais jovens que deixavam a casa dos pais para morar sozinho incentivou novos segmentos imobiliários no País. Agora, ele cresce a passos largos. Jornal da Tarde de 23/05/2001

T

udo é possível quando se tem profissional criativo e qualificado ao seu lado.