As cores na acessibilidade são poderosas aliadas para facilitar o dia a dia das pessoas, especialmente daquelas que possuem algum tipo de deficiência.
Isso ocorre pois elas são facilmente observáveis e quando reconhecidas, são excelentes formas de indicar, apontar, proibir e apresentar uma informação que ajude na tomada de decisão.
O melhor exemplo para isso, estão nos semáforos, quando na maioria dos locais do mundo se conhece suas três cores:
- vermelho – pare,
- amarelo – atenção,
- verde – siga.
As cores facilitam a acessibilidade de muitas outras maneiras, tornando bastante visível e chamativa alguma informação que se pretenda passar e é uma forma de colaborar com aqueles que possuem algum tipo de restrição.
Nesse post apresentamos a importância das cores na acessibilidade. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Qual o impacto das cores na acessibilidade?
As cores são importantes ferramentas que facilitam o entendimento de alguma informação que se deseja passar.
Isso ocorre nas sinalizações de:
- trânsito,
- locais perigosos,
- estacionamentos,
- entradas e saídas, etc.
Baseado no exemplo do semáforo, é comum que quando deseja-se destacar alguma informação utilize-se a cor verde para apontar algo positivo ou correto, enquanto se usa o vermelho para mostrar que aquele local não é o correto para se ter um acesso.
Observe, por exemplo, que as placas de entrada em muitos estabelecimentos têm o seu fundo verde, ou seja, um sinal utilizando a cor para indicar que aquele é o local de acesso.
Já as placas de perigo, proibido e que solicitam um cuidado redobrado, normalmente são pintadas com fundo na cor vermelha.
Isso colabora para que o simples ato de visualização da cor da placa, mesmo que não se consiga ler o que nela está escrito, apresente um alerta que a maioria das pessoas consegue identificar intuitivamente.
Quem são as pessoas mais prejudicadas com o uso incorreto das cores?
Certamente que as pessoas mais prejudicadas quando o uso incorreto das cores fazem parte das sinalizações são aquelas que possuem alguma deficiência.
Uma maneira de demonstrar essa situação através de um exemplo, é a chegada de uma pessoa a algum ambiente ainda distante, onde uma placa na cor verde possa ser vista.
A tendência é que ela vá em direção a essa placa, pois, imagina que alguma informação “positiva” estará no conteúdo dessa ferramenta de acesso.
Imagine a decepção de alguém com deficiência de locomoção, ao andar algumas dezenas de metros para perceber que na placa da cor verde está escrito: “Proibida a entrada”.
A primeira pergunta que surge à mente é: por que a placa não foi pintada na cor vermelha?
Além disso, placas grandes ou pinturas no chão, são excelentes alternativas para colaborar com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, apontando, por exemplo, qual o local de acesso para cadeirantes ou vagas de estacionamento prioritárias.
Dicas para impactar positivamente com as cores na acessibilidade das Pessoas com Deficiência
Além do uso correto das cores na acessibilidade das pessoas com deficiência, outros detalhes precisam ser observados.
Trata-se do bom contraste que precisa ser oferecido nesses equipamentos, ou seja, os cuidados que são necessários com:
- brilho,
- saturação,
- matiz.
De acordo com a Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), existem recomendações para o contraste entre as cores, onde o valor mínimo exigido para que se possa ter bons resultados é utilizar o padrão 4.5:1.
Para isso vale a pena conhecer duas soluções disponíveis na internet que possibilitam essa checagem.
Trata-se do WebAIM e do site da Deque University.
Nos dois casos, você consegue avaliar através dos resultados apresentados o efeito que o contraste das cores utilizadas terão sobre aqueles que estão buscando por informações, ou seja, quanto mais nítido, melhor para o usuário.
Portanto, aposte sempre nas opções que apresentam resultados com valores acima do número recomendado.
Outro ponto importante, é contar com especialistas que conhecem do assunto, facilitando os processos e desenvolvendo materiais de qualidade e de acordo com o recomendado.
Agora que você conhece mais sobre a importância das cores na acessibilidade das pessoas com deficiência, leia nosso post que apresenta o papel das calçadas para o acesso à praia!
(Imagens: divulgação)